Tratamentos
e suas descrições
Cada tratamento deve ser analisado através de uma consulta agendada com o podólogo.
Micose (onicomicose):
Atinge normalmente as unhas do pé, causada por fungos. As micoses são muito contagiosas e difíceis de tratar. Por isso se algum membro da família tem, o melhor é procurar aconselhamento de um podólogo, para tratar imediatamente.
sintomas - unha ocâ, aumento de espessura, odor forte, manchas brancas, etc...
Unha Encravada (onicocriptose):
Ocorre quando uma das pontas da unha, ao crescer, literalmente “penetra” na pele em volta dela. O processo decorre de um aumento na pressão sobre a unha ou suas pregas, causado principalmente pelo ato de apará-las de forma errada ou usar sapatos apertados ou de pontas finas. O encravamento se caracteriza pela inflamação e vermelhidão dos cantos da unhas, que podem até mesmo soltar pus e provocar dores com intensidade variada. Em uma situação mais grave leva a infecção, que pode ser tratada pelo podólogo.
Calos e Calosidades:
São causados por atrito ou pressão sobre a pele, em regra devido ao calçado inadequado ou a atividade profissional ou desportiva que implica fricção e pressão constantes. Porém, estas alterações podem ser indicativo de problemas mais complexos provocados por deformações na estrutura óssea ou alterações da própria marcha.
O melhor tratamento para calos e calosidades é eliminar a fonte de pressão que lhes dá origem. O seu Podologista irá examinar o seu pé de forma a encontrar a causa do excesso de pressão.
Olho de Peixe:
Popularmente conhecida como "olho-de-peixe", a verruga plantar se apresenta como um espessamento e elevação da pele dos pés, com uma região amarelada e um ou mais pontos negros centrais. É causada pelo vírus do papiloma humano HPV e deve ser tratada com podólogos, pois frequentemente provoca dores ou incômodo ao caminhar. Devido a sua natureza infecciosa, lesões da pele podem permitir a disseminação para outras pessoas ou para outros locais no corpo da mesma pessoa.
Ortese: Correção da unha encravada , aumentando o espaço lateral, utilizando uma fibra sintética para esta correção dentro de um prazo específico para cada tipo de unha.
Pés Diabéticos:
O pé diabético é uma série de alterações anatomopatológicas e neurológicas periféricas que ocorrem nos pés de pessoas. Essas alterações constituem-se de neuropatia diabética, problemas circulatórios, infecção e menor circulação sanguínea no local. Essas lesões geralmente apresentam contaminação por bactérias, e, como o diabetes provoca um retardamento na cicatrização, ocorre o risco do pé ser amputado. O pé diabético ocorre pela ação destrutiva do excesso de glicose no sangue.A nível vascular, causa endurecimento das paredes dos vasos, além de sua oclusão, o que faz a circulação diminuir.
Reflexologia:
Técnica terapêutica milenar praticada através de pressões rítmicas em pontos reflexivos nos pés. Aumenta a circulação sanguínea e reequilibra energeticamente os órgãos afetados.
Esfoliação e Hidratação:
Tráz inúmeros benefícios: elimina células mortas, torna a pele mais macia e sedosa, suave ao toque; promove a renovação celular, estimula a síntese de colágeno, e facilita a absorção de produtos de tratamento aplicados posteriormente. Duração aproximada do tratamento de 30 minutos.
Observações:
Conforme o tratamento, o podologo poderá indicar produtos especiais para o tratamento e melhora dos pés. Havendo necessidade, também encaminhamos o cliente para outros profissionais especializados, isso dependendo de cada caso em especifico.